Estrutura Curricular
Metodologia
A metodologia de ensino terá como foco central a participação dinâmica do aluno nas aulas expositivas. As aulas serão ministradas visando fundamentalmente à aplicação de conceitos teóricos que possibilitem ao aluno elaborar diagnóstico a respeito de sua organização de origem, bem como desenvolver alternativas de solução para os problemas detectados. As técnicas utilizadas serão: aulas expositivas; dinâmicas de grupo; vivências; relato de experiências; palestras; estudos de caso; exercícios de grupo e individuais.
Ao final de cada disciplina ou atividade complementar individual ou em grupo, será aplicada uma avaliação de reação (vide Anexo I) com o propósito de aprimoramento contínuo e continuado das atuações dos servidores envolvidos no curso de especialização.
Em função de o curso ser voltado aos servidores da UFC e outras IFES interessadas mediante termo de cooperação firmado entre as instituições de ensino superior, todas as atividades complementares e práticas, inclusive o trabalho final de curso (artigo científico), convergem em benefício das Instituições em forma de pesquisas e propostas de melhorias detectadas pelos alunos e direcionadas ao ambiente de trabalho de cada um deles.
As aulas acontecerão quinzenalmente, de maneira remota nos seguintes dias e horários: às quintas-feiras (18h ás 22h) de forma esporádica; ás sextas-feiras (13h às 17h/18h às 22h) e aos sábados (09h às 13h, e 14h30 – 18h30) totalizando 4(quatro) ou 8 (oito) horas diárias.
O curso se realizará em 18 meses, podendo ocorrer a oferta de duas disciplinas em simultâneo, de modo que seja respeitado o intervalo de quinze dias entre os finais de semana de aula.
1º SEMESTRE: 4 Blocos de 16 hs / 3 Blocos de 32h: às sextas-feiras (13h às 17h/18h às 22h) e aos sábados (09h às 13h, e 14h30 – 18h30) ou utilizando as quintas-feiras (18h ás 22h) esporadicamente em substituição a um período de igual carga (4 horas) nas sextas-feiras = 10 Créditos.
2º SEMESTRE: 4 Blocos de 16 hs / 3 Blocos de 32h: às sextas-feiras (13h às 17h/18h às 22h) e aos sábados (09h às 13h, e 14h30 – 18h30) ou utilizando as quintas-feiras (18h ás 22h) esporadicamente em substituição a um período de igual carga (4 horas) nas sextas-feiras = 10 Créditos.
3º SEMESTRE: 4 Blocos de 16 hs / 3 Atividades Complementares Individuais ou em grupo (64h) às sextas-feiras (13h às 17h/18h às 22h) e aos sábados (09h às 13h, e 14h30 – 18h30) = 8 créditos;
Orientações de monografia/artigos 32hs = 2 créditos.
A Monografia ou Artigo Científico Acadêmico deverá ser apresentado em sessão virtual (forma de videoconferência) ou presencial (dependendo do Orientador) com arguição para avaliação do trabalho de conclusão de curso, registrada em Ata.
Avaliação discente
A avaliação da eficiência individual do aluno será feita por disciplina, envolvendo os aspectos relacionados à: assiduidade, trabalhos de pesquisa individuais e de grupo, eficiências das atividades em geral e frequência. O controle de frequência ocorrerá de acordo com as normas vigentes, considerando-se aprovado o aluno que apresentar em cada disciplina frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco) por cento das atividades desenvolvidas (Resolução CNE/CES n° 1 de 08 de junho de 2007).
Cada disciplina deve receber como nota mínima 5,0, em uma escala de zero a dez. Sendo média geral igual ou superior à nota 7,0 (sete).
O trabalho monográfico de conclusão de curso terá sua avaliação expressa em resultado final através dos seguintes conceitos: A (aprovado) e R (reprovado).
O trabalho Monográfico poderá ser apresentado em forma de artigo, sendo que este deverá seguir padrões de uma revista Qualis B3 ou superior da Área de Administração Contabilidade e Turismo da CAPES.
A avaliação do professor será feita em função de aspectos relacionados ao cumprimento do conteúdo, domínio e segurança do conteúdo, metodologia utilizada, pontualidade e assiduidade, postura e exposição, relacionamento com o grupo e ao material didático utilizado. A coordenação será avaliada, em função dos seguintes itens da oferta da disciplina: o desempenho por disciplina no atendimento ao aluno, a eficiência no alcance dos objetivos da disciplina, a carga horária, as condições do local de realização e a pertinência e qualidade da disciplina como um todo.
Vale ressaltar que a própria Universidade Federal do Ceará emitirá e certificará os alunos concludentes conforme a as normas vigentes (Resolução CNE/CES n° 1 de 08 de junho de 2007).
Disciplinas/Professor Responsável/Créditos/Horas-Aula |
|||
Disciplinas |
Professor |
Créditos |
Carga Horária |
1. Organização e Gestão Pública |
Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da Costa |
1 |
16 |
2. Direito Constitucional e Administrativo Aplicado ao Setor Público |
Kilvia Souza Ferreira |
2 |
32 |
3. Sistemas de Informação |
Cláudio Bezerra Leopoldino |
1 |
16 |
4. Planejamento Estratégico |
Márcia Zabdiele Moreira |
2 |
32 |
5. Marketing Institucional |
Francisco Norton Falcão Chaves Fabiana Nogueira Holanda Ferreira |
1 |
16 |
6. Controladoria e Finanças na Administração Pública |
Marcus Vinícius Veras Machado |
2 |
32 |
7. Gestão de Custos na Administração Pública |
Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira |
2 |
32 |
8. Cultura Organizacional |
Ana Paula Moreno Pinho Teresa Cristina Aguiar Lima |
1 |
16 |
9. Ética e Responsabilidade Social |
Augusto Cézar de Aquino Cabral |
1 |
16 |
10. Gestão de Pessoas |
Marilene Feitosa Soares |
2 |
32 |
11. Metodologia da Pesquisa Científica |
Conceição de Maria Pinheiro Barros |
1 |
16 |
12. Técnicas de Redação Oficial |
Denise Vasconcelos Landim |
1 |
16 |
13. Planejamento e Execução Orçamentária |
Nirleide Saraiva Coelho |
1 |
16 |
14. Governança na Administração Pública |
Tatieures Gomes Pires Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da Costa |
1 |
16 |
15. Licitação, Contratos e Compras |
Luana Cláudio Sombra |
2 |
32 |
16. Tópicos avançados em Gestão Universitária I – Sustentabilidade, Inovação e Empreendedorismo |
Marlon Bruno Matos Paiva |
1 |
16 |
17. Tópicos avançados em Gestão Universitária II – Planejamento Estratégico Institucional |
Roberta Queiros Viana Maia |
1 |
16 |
18. Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF |
Roberto Sérgio do Nascimento |
1 |
16 |
ATIVIDADES INDIVIDUAIS OU EM GRUPO |
|||
19. Introdução à Gestão de Processos |
Gervina Brady Moreira Holanda |
1 |
16 |
20. Desenvolvimento de Carreira e Gestão por Competências |
Luzimar Araújo de Oliveira Ioneiry Viana Lima |
1 |
16 |
21. Noções de Métodos Quantitativos e Qualitativos de Pesquisa |
André Jalles Monteiro Elaine Freitas de Sousa |
2 |
32 |
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO |
|||
22. Plano de Orientação de TCC |
Joelma Soares da Silva Marcus Vinícius Veras Machado |
2 |
32 |
TOTAL |
30 |
480 |