Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Especialização em Gestão Universitária

Área do conteúdo

Estrutura Curricular

Metodologia

A metodologia de ensino terá como foco central a participação dinâmica do aluno nas aulas expositivas. As aulas serão ministradas visando fundamentalmente à aplicação de conceitos teóricos que possibilitem ao aluno elaborar diagnóstico a respeito de sua organização de origem, bem como desenvolver alternativas de solução para os problemas detectados. As técnicas utilizadas serão: aulas expositivas; dinâmicas de grupo; vivências; relato de experiências; palestras; estudos de caso; exercícios de grupo e individuais.

Ao final de cada disciplina ou atividade complementar individual ou em grupo, será aplicada uma avaliação de reação (vide Anexo I) com o propósito de aprimoramento contínuo e continuado das atuações dos servidores envolvidos no curso de especialização.

Em função de o curso ser voltado aos servidores da UFC e outras IFES interessadas mediante termo de cooperação firmado entre as instituições de ensino superior, todas as atividades complementares e práticas, inclusive o trabalho final de curso (artigo científico), convergem em benefício das Instituições em forma de pesquisas e propostas de melhorias detectadas pelos alunos e direcionadas ao ambiente de trabalho de cada um deles.

As aulas acontecerão quinzenalmente, de maneira remota nos seguintes dias e horários: às quintas-feiras (18h ás 22h) de forma esporádica; ás sextas-feiras (13h às 17h/18h às 22h) e aos sábados (09h às 13h, e 14h30 – 18h30) totalizando 4(quatro) ou 8 (oito) horas diárias.

O curso se realizará em 18 meses, podendo ocorrer a oferta de duas disciplinas em simultâneo, de modo que seja respeitado o intervalo de quinze dias entre os finais de semana de aula.

1º SEMESTRE: 4 Blocos de 16 hs / 3 Blocos de 32h: às sextas-feiras (13h às 17h/18h às 22h) e aos sábados (09h às 13h, e 14h30 – 18h30) ou utilizando as quintas-feiras (18h ás 22h) esporadicamente em substituição a um período de igual carga (4 horas) nas sextas-feiras = 10 Créditos.

2º SEMESTRE: 4 Blocos de 16 hs / 3 Blocos de 32h: às sextas-feiras (13h às 17h/18h às 22h) e aos sábados (09h às 13h, e 14h30 – 18h30) ou utilizando as quintas-feiras (18h ás 22h) esporadicamente em substituição a um período de igual carga (4 horas) nas sextas-feiras = 10 Créditos.

3º SEMESTRE: 4 Blocos de 16 hs / 3 Atividades Complementares Individuais ou em grupo (64h) às sextas-feiras (13h às 17h/18h às 22h) e aos sábados (09h às 13h, e 14h30 – 18h30) = 8 créditos;

Orientações de monografia/artigos 32hs = 2 créditos.

A Monografia ou Artigo Científico Acadêmico deverá ser apresentado em sessão virtual (forma de videoconferência) ou presencial (dependendo do Orientador) com arguição para avaliação do trabalho de conclusão de curso, registrada em Ata.

Avaliação discente

A avaliação da eficiência individual do aluno será feita por disciplina, envolvendo os aspectos relacionados à: assiduidade, trabalhos de pesquisa individuais e de grupo, eficiências das atividades em geral e frequência. O controle de frequência ocorrerá de acordo com as normas vigentes, considerando-se aprovado o aluno que apresentar em cada disciplina frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco) por cento das atividades desenvolvidas (Resolução CNE/CES n° 1 de 08 de junho de 2007).

Cada disciplina deve receber como nota mínima 5,0, em uma escala de zero a dez. Sendo média geral igual ou superior à nota 7,0 (sete).

O trabalho monográfico de conclusão de curso terá sua avaliação expressa em resultado final através dos seguintes conceitos: A (aprovado) e R (reprovado).

O trabalho Monográfico poderá ser apresentado em forma de artigo, sendo que este deverá seguir padrões de uma revista Qualis B3 ou superior da Área de Administração Contabilidade e Turismo da CAPES.

A avaliação do professor será feita em função de aspectos relacionados ao cumprimento do conteúdo, domínio e segurança do conteúdo, metodologia utilizada, pontualidade e assiduidade, postura e exposição, relacionamento com o grupo e ao material didático utilizado. A coordenação será avaliada, em função dos seguintes itens da oferta da disciplina: o desempenho por disciplina no atendimento ao aluno, a eficiência no alcance dos objetivos da disciplina, a carga horária, as condições do local de realização e a pertinência e qualidade da disciplina como um todo.

Vale ressaltar que a própria Universidade Federal do Ceará emitirá e certificará os alunos concludentes conforme a as normas vigentes (Resolução CNE/CES n° 1 de 08 de junho de 2007).

 

 

Disciplinas/Professor Responsável/Créditos/Horas-Aula

 

Disciplinas

 

Professor

 

Créditos

 

Carga Horária

 

1. Organização e Gestão Pública

 

Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da Costa

 

1

 

16

 

2. Direito Constitucional e Administrativo Aplicado ao Setor Público

 

Kilvia Souza Ferreira

 

2

 

32

 

3. Sistemas de Informação

 

Cláudio Bezerra Leopoldino

 

1

 

16

 

4. Planejamento Estratégico

 

Márcia Zabdiele Moreira

 

2

 

32

 

 

 

5. Marketing Institucional

 

Francisco Norton Falcão Chaves Fabiana Nogueira Holanda Ferreira

 

 

1

 

 

16

 

6. Controladoria e Finanças na Administração Pública

 

Marcus Vinícius Veras Machado

 

2

 

32

 

7. Gestão de Custos na Administração Pública

 

Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira

 

2

 

32

 

 

8. Cultura Organizacional

 

Ana Paula Moreno Pinho Teresa Cristina Aguiar Lima

 

 

1

 

 

16

 

9. Ética e Responsabilidade Social

 

Augusto Cézar de Aquino Cabral

 

1

 

16

 

10. Gestão de Pessoas

 

Marilene Feitosa Soares

 

2

 

32

 

11. Metodologia da Pesquisa Científica

 

Conceição de Maria Pinheiro Barros

 

1

 

16

 

12. Técnicas de Redação Oficial

 

Denise Vasconcelos Landim

 

1

 

16

 

13. Planejamento e Execução Orçamentária

 

Nirleide Saraiva Coelho

 

1

 

16

 

 

14. Governança na Administração Pública

 

Tatieures Gomes Pires

Giovanni Pacelli Carvalho Lustosa da Costa

 

 

1

 

 

16

 

15. Licitação, Contratos e Compras

 

Luana Cláudio Sombra

 

2

 

32

 

16. Tópicos avançados em Gestão Universitária I – Sustentabilidade, Inovação e Empreendedorismo

 

Marlon Bruno Matos Paiva

 

1

 

16

 

17. Tópicos avançados em Gestão Universitária II – Planejamento Estratégico Institucional

 

Roberta Queiros Viana Maia

 

1

 

16

 

18. Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF

 

Roberto Sérgio do Nascimento

 

1

 

16

 

ATIVIDADES INDIVIDUAIS OU EM GRUPO

 

19. Introdução à Gestão de Processos

 

Gervina Brady Moreira Holanda

 

1

 

16

 

 

20. Desenvolvimento de Carreira e Gestão por Competências

 

Luzimar Araújo de Oliveira Ioneiry Viana Lima

 

 

1

 

 

16

 

 

21. Noções de Métodos Quantitativos e Qualitativos de Pesquisa

 

André Jalles Monteiro Elaine Freitas de Sousa

 

 

2

 

 

32

 

ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO

     

 

 

22. Plano de Orientação de TCC

 

Joelma Soares da Silva

Marcus Vinícius Veras Machado

 

 

2

 

 

32

 

 

TOTAL

 

30

 

480

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo