Sobre o GUNI
O curso de Especialização em Gestão Universitária – GUNI foi criado em 2003, a partir de uma parceria que integrava diferentes unidades internas e externas à Universidade Federal do Ceará: a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Administração, a Superintendência de Recursos Humanos/Departamento de Desenvolvimento de Pessoal (hoje Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas/Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação), a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade – FEAAC (no início com o Departamento de Contabilidade e hoje com o Departamento de Administração) e o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades do Estado do Ceará – SINTUFCe).
A primeira turma foi iniciada em 2004, e desde então o GUNI visa atender às especificidades do segmento de gestores institucionais ou de servidores que tem interesse e curiosidade em compreender o funcionamento das principais ações, políticas e ferramentas da área gerencial em uma Instituição de Ensino Superior (IES), no caso mais específico da Universidade Federal do Ceará. Em 2021 será a 6ª edição em 19 anos de percurso, que resultaram em projetos de melhoria nas mais diferentes áreas institucionais e ainda a publicação de dois livros (Gestão Universitária – Integrando aprendizagem e conhecimento na UFC – 2006, e Gestão Universitária – Em busca da qualidade nos serviços – 2012), resultantes de coletâneas de artigos das monografias e de pesquisas realizadas em diferentes áreas do conhecimento.
A proposta do GUNI é sempre voltada para a promoção da interdisciplinaridade, tendo em conta a construção do saber promovida por diferentes áreas de conhecimento, e sendo complementada por atividades mais específicas dentro do contexto de trabalho.
Nomeadamente a área gerencial de uma IES, independentemente de sua natureza, seja ela gestão de pessoas, de recursos financeiros ou patrimoniais, entre outras, é responsável por integrar tais propósitos e encontra-se em constante e contínuo processo de melhoria, requerendo assim, que seus profissionais estejam atentos ao que acontece em seu contexto de atuação, ainda que não estejam diretamente envolvidos na função de gestores.
Ao pensar desta forma, àquelas instituições que persistem na valoração e no desenvolvimento de seu potencial humano de trabalho, trazem em sua base profissionais comprometidos, aptos e dispostos a servir, tendendo a alcançar resultados com maior segurança, transparência e celeridade, prestando serviços de qualidade e que estejam voltados para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, primando pela Educação, e pelo saber, como apregoa Prof. Antônio Martins Filho, fundador da UFC ao defender o compromisso institucional “Como Universidade, cultivamos o saber. Como Universidade do Ceará, servimos ao meio. Realizamos assim o Universal pelo Regional”.